Manometria Esofágica de Alta Resolução
É um exame que permite ao médico avaliar e investigar o funcionamento do esôfago (órgão que conduz e empurra o alimento e líquidos da boca para o estômago), sua propulsão, sua relação com os esfíncteres superior e inferior, utilizando sensores internos de captação de pressão.
A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, com uma sonda colocada em uma das narinas sendo esta conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas (na manometria de alta resolução).
Atualmente a manometria esofágica de alta resolução vem constituindo-se em relevante avanço em comparação à manometria convencional, com aumento na densidade de sensores de captação (24 a 36 canais) e menor distanciamento entre estes, aumentando a acurácia com menor tempo de duração do exame por permitir a avaliação simultânea da faringe, esfíncter superior e inferior do esôfago e corpo esofágico.
Qual o auxílio e indicações da manometria do esôfago?
A manometria esofágica permite a investigação de sintomas como disfagia (dificuldade de descer o alimento no esôfago), engasgo, dor torácica (de origem não cardíaca) entre outros e auxiliar no diagnóstico de doenças que podem afetar este órgão (acalasia, espasmo esofagiano distal, Jackhammer entre outros).
Pacientes com sintomas sugestivos de doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE), como a azia (queimação atrás do peito) e regurgitação (volta de alimento e/ou conteúdo ácido do estômago para o esôfago), onde a queixa de disfagia não é tão clara ao paciente ou relatada pelo mesmo, quando investigados à luz da manometria do esôfago podemos nos deparar com outro diagnóstico como a acalasia do esôfago (condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa após a deglutição, impedindo que o alimento ingerido chegue ao estômago, ficando a comida presa dentro do esôfago).
A manometria esofágica está indicada para:
localização adequada dos esfíncteres superior e inferior do esôfago, permitindo o posicionamento correto da sonda de phmetria e impedâncio-phmetria.
estudo pré-operatório de pacientes com DRGE e na avaliação de distúrbios motores associados
estudo de pacientes com dor torácica de origem não cardíaca
estudo de doenças sistêmicas com acometimento do esôfago (neuropatias, esclerodermia entre outros)
avaliação de pacientes com queixa de disfagia